Bordado livre para iniciantes com passo a passo + 15 fotos e curso online

Que tal fazer um bordado, cheio de liberdade, expressão, e ousadia? Então, essa técnica é possível, e se chama bordado livre.

O bordado livre é muito utilizado para fazer quadrinhos em bastidores, que estão super na moda e são bem modernos. Mas você também pode usar para bordar camisetas, sapatilhas de tecido, bolsas de pano, toalhas e etc. A técnica é tão livre que serve para dar cara nova para quase tudo que é de tecido!

Como aprender a fazer bordado livre?

O bordado livre para iniciantes se dá na aprendizagem dos pontos básicos. Alguns deles são:

  • Ponto pesponto
  • ponto atrás
  • ponto haste
  • ponto corrente
  • ponto pirulito
  • ponto cheio
  • ponto trançado
  • e muitos outros…

Se você aprender uns 5 ou 6 pontos você já consegue fazer vários bordados super bonitos. Veja abaixo um vídeo com alguns dos pontos mais comuns:

Mas como começar o bordado livre?

Para começar, você primeiro deve colocar transferir o desenho para o tecido. Depois encaixe no bastidor e deixe bem esticadinho para que não fique torto.

Porém, nem todo mundo é bom de desenho, por isso existem várias formas de transferir o desenho do papel para o pano. Mas vou falar para vocês a forma mais fácil que é com papel carbono.

Transferir o desenho com papel carbono

Uma das formas de fazer isso é com papel carbono. Utilize papel carbono claros para tecidos escuros, ou papel escuro para tecidos mais claros.

Primeiro transfira o desenho para um papel seda ou manteiga, passando por cima do desenho original. Depois coloque o papel carbono entre o tecido e o desenho no papel transparente e desenhe novamente por cima. Prefira lápis bem apontados, mas cuidado para não pressionar demais o papel e não manchar o tecido.

Com o desenho pronto, você pode começar a fazer seu bordado.

Se você for desenhar direto no tecido, pode usar caneta carbono amarela ou aquelas canetas que apagam.

Qual o material para começar a fazer bordado livre?

Uma das vantagens de fazer bordado livre é o baixo investimento. São poucos materiais para que você possa começar a aprender a trabalhar com essa técnica. Veja o que precisará:

Bastidor: O bastidor pode ser de madeira ou de plástico. Ele funciona como a tela que estica o tecido para você fazer a sua arte.

Tecido: O tecido ideal para fazer o bordado livre é o algodão. O algodão é fácil de lidar e não possui aqueles furinhos que o etamine (tecido para ponto cruz) tem.

Agulha: Diferente das agulhas de costura que são pontudas e afiadas, a agulha de bordado possui a ponta mais arredondada.

Meadas de linha: As meadas são práticas pois são baratas, rendem bastante e você pode comprar de várias cores. Além das comuns, existem meadas brilhosas, metálicas e etc.

Tesoura de precisão: Elas possuem a ponta bem fina para que seja possível cortar bem rente.

Material para transferir o desenho: pode ser caneta, papel carbono e lápis, lápis transferidor e etc. Você precisa ver o que se adapta melhor para você.

Vídeos para aprender a fazer bordado livre

Eu selecionei 2 vídeos super legais da Silvinha Borges, onde ela ensina a começar a fazer bordado livre para iniciantes. Vamos ver?

O vídeo tem 2 partes, por isso são 2. Ela ensina a fazer uma estampa floral super bonita e colorida. Com esse aprendizado você já consegue fazer quadrinhos com frases e outros desenhos.

Curso online de bordado: bordado ponto cruz, bordado livre

Muita gente prefere fazer um curso para aprender melhor a técnica. Não existem muitos cursos online de bordado livre, mas achei um curso super legal de bordados em geral, inclusive:

  • Bordado livre
  • Bordado de ponto cruz
  • Ponto russo

Curso Bordados Passo a Passo

Saiba mais sobre o curso, clicando no link abaixo.

15 Ideias de artesanato com bordado livre

Agora que você já sabe como começar a fazer o seu bordado, veja 30 fotos para te inspirar e você começar a criar suas peças lindas.

Fonte: Lissa Andrade
Fonte: ChristieRenfroArt
Fonte: Atelie Dalila
Fonte: Atelie Dalila
Fonte: Mika bordados
Fonte aqui
Fonte: Love & Fun Atelier
Fonte aqui
Fonte: Ofelia
Fonte: Obra prima bolsas

 

Fonte aqui
Fonte: Caminho Suavee
Fonte: Chris Chaves
Fonte aqui
Fonte aqui

1 comentário em “Bordado livre para iniciantes com passo a passo + 15 fotos e curso online”

Deixe um comentário