Como fazer amigurumi de crochê passo a passo – INICIANTES

Pra quem não conhece, amigurumi é uma técnica japonesa feita de crochê ou tricô. Com os amigurumis podemos criar várias peças diferentes em 3D, como bonecos, animais, flores, objetos e muito mais. Aqui vamos explicar mais sobre como fazer amigurumi, quais os materiais utilizados, como aprender, ideias de trabalhos e etc.

Eles são basicamente feitos de agulha e linha. A maioria é feita com crochê, mas muitas pessoas também conseguem fazer de trico. Vamos saber mais?

Lista de materiais para fazer amigurumi

Como qualquer outro crochê, a lista de materiais é bem básica:

  • Linha em várias cores;
  • Agulha para o fio desejado;
  • Agulha de tapeçaria ou pra bordado (mais grossa e sem ponta para dar acabamento e costurar);
  • Fibra siliconada para encher;
  • Tesoura
  • Olhos com travas de segurança;
  • Acessórios diversos e opcionais como: chocalho, guizo, fitas, focinho com trava, botões e etc.

Qual a melhor linha e agulha para fazer Amigurumis?

Existem fios específicos para amigurumi, porém é possível usar os mais diversos. A Círculo fez um fio chamado AMIGURUMI, que atualmente é o que eu uso. Se você tem o ponto bem apertado, pode usar a agulha 2,5, se tem o ponto mais solto a 2. (Mas vale a pena testar e ver o que é melhor pra você).

O fio amigurumi tem um TEX (é a espessura do fio) de 492, e possui um bom rendimento. Ele é mercerizado, e por isso tem aquela aparência levemente encerada e não solta fiapo. O melhor de tudo é que as peças ficam em um tamanho médio, não é muito duro e é 100% algodão (deixando as peças anti alérgicas).

Atualmente a Círculo também criou o fio Amigurumi Maxi, que possui um TEX de 1181, ou seja, as peças ficarão pelo menos o dobro do que o fio comum.

Outros fios que também são muito usados são o Bella e o Ballon da Pingouin, e Barroco, Charme e Anne da Círculo.

Porém, algumas pessoas preferem fazer com lã acrílica, porém soltam mais pelinhos e tem uma aparência diferente.

Como começar a fazer amigurumi passo a passo?

Muita gente me pergunta como eu comecei, e a resposta é: por um canal lindo chamado Two Bee! O canal foi feito pela Bia Moraes, que ensina o passo a passo desde o início (anel mágico), vários truques e técnicas para dar melhor acabamento nos amigurumis. Quem quiser conhecer, dá uma olhada nesse primeiro vídeo com o passo a passo inicial.

Para aprender a fazer amigurumi, você precisará primeiro aprender a fazer bolinhas, ou esferas. Praticamente todos os bichinhos, ou pelo menos 90% são começados por esse formato. Outros são feitos de forma oval, com correntinhas e crochetando ao redor delas.

Por isso, treine bastante suas bolinhas, faça peças pequenas e fáceis antes de começar a fazer coisas maiores caso você não tenha prática com o crochê.

Onde conseguir receitas e passo a passo de amigurumi?

A receita do amigurumi é como o padrão, gráfico ou passo a passo daquela peça. E conseguir essas receitas, se você não sabe nem por onde começar, pode ser difícil.

Existem centenas ou milhares de receitas gratuitas, algumas em português, outras em inglês, russo, espanhol e etc. Além das grátis, existem muitas outras que são pagas.

Para começar, o ideal é você pegar alguns padrões em português e grátis, para depois ir escolhendo o que é melhor comprar ou não, até mesmo por causa das encomendas que aparecem. Um site bem legal, que traduz receitas lindas é o Amibr.com.br

Outro lugar que você vai encontrar receitas grátis e pagas, e em todos os idiomas é o ravelry. Lá tem muitoooo material bacana, você ficaria horas procurando.

Já receitas pagas podem ser encontradas no Etsy.

Como ler receitas de amigurumi?

As receitas são divididas em cada parte do amigurumi. Por exemplo, a cabeça, as pernas, braços, corpo, orelhas… Tudo é feito separadamente, para depois costurar tudo.

Para ler a receita normalmente começamos com o anel mágico (que tem o passo a passo no vídeo) e a cada carreira vamos colocando os aumentos e diminuições conforme escrito no gráfico.

Se estiver em outro idioma você pode usar as tabelas abaixo para traduzir as nomenclaturas.

Tabela de tradução de receitas de amigurumi

Imagens de amigurumi para inspirar com receitas grátis:

Agora que você já sabe como fazer amigurumi, veja algumas ideias de amigurumi gratuitas e onde encontrar a receita de cada um deles.

Amigurumi urso ted: Receita Aqui

A primeira é o urso Ted, que tem disponível no Amibr. A foto é de um ursinho que fui eu quem fiz. Ele fica com aproximadamente 35cm no fio amigurumi.

Amigurumi Panda – Receita Aqui

Outro amigurumi que fiz e é uma receita bem bacana, grátis e tem um ótimo tamanho é esses pandas também realizados no fio amigurumi da Círculo.

Pato em amigurumi – Receita aqui

O patinho eu já fiz em várias versões e sempre vendo bem. Ele já teve até saia. A receita é fácil e bem rápida!

Outras imagens de inspiração de amigurumi do insta @Crocheclube

2 comentários em “Como fazer amigurumi de crochê passo a passo – INICIANTES”

Deixe um comentário