Como fazer máscara de tecido caseira – com vídeo passo a passo

Com a pandemia do Covid-19, o uso de máscara de tecido caseira tem se tornado obrigatório na grande maioria das cidades. Isso se dá ao fato de não haver máscaras descartáveis para todos e pelo custo elevado das mesmas. Existem dezenas de moldes para máscaras de tecido e muitas formas de fazer. Por isso o post de hoje irá ajudar a quem quer fazer máscaras para vender ou a sua própria máscara de tecido caseira para vender ou usar você mesmo.

Famosas usando máscara de tecido
Famosas usando máscara de tecido

Como fazer máscara de tecido?

É importante que as máscaras tenham 2 ou 3 camadas de tecido para que as máscaras sejam mais eficientes contra o corona vírus.

Elas costumam ser de tecido 100% algodão, tricoline ou até com misturas de tecido de algodão com seda, chifon ou flanela. Veja estudo aqui.

Existem vários modelos, veja abaixo 3 vídeos de como fazer máscaras e outro vídeo de como criar o molde ideal para a sua máscara.

3 Vídeos com modelos de máscaras de tecido caseiras

Máscara ergonômica de tecido que encaixa no rosto

O primeiro modelo que escolhi é a máscara de tecido ergonômica (ou seja que se encaixa confortavelmente). Ela é feita na máquina de costura, com tecido e elástico, e pode ser feita em vários tamanhos diferentes. O vídeo é do canal Novelo Rosa. Algumas pessoas chamam esse modelo de máscara de máscara ninja.

Máscara de proteção caseira com filtro

Outro modelo que está fazendo muito sucesso de vendas são as máscaras de tecido com filtro removível. As máscaras são laváveis e é possível você remover o filtro, que pode ser tanto lenço de papel como TNT para que o tempo de uso da máscara possa ser aumentado. Esse vídeo é da Adriana Schultz.

Tutorial máscara rápida sem molde

Existem também as máscaras com dobras, que são rápidas de fazer e mais fáceis de ser encontradas para venda também. Encontrei esse vídeo do canal Ana Cosentino Patchwork e Quilting que ensina como fazer máscara caseira em 5 minutos.

Como fazer molde para máscara de tecido de vários tamanhos

Existem muitos moldes de tamanhos diferentes para as máscaras de proteção caseira. Você pode imprimir seus moldes como desenhar. E para desenhá-los você vai precisar das medidas corretas para todos os tamanhos de máscaras.

Veja abaixo um vídeo de como fazer seus moldes para máscaras de proteção caseira.

Por qual preço vender as máscaras de proteção de tecido?

Não existe um valor específico para a venda das máscaras. Existem pessoas que fazem para o próprio uso e para doação, e os que vendem. E não é errado nenhum dos casos pois o uso das máscaras é obrigatório e também é uma forma dos costureiros e artesões conseguirem o sustento da sua família.

O preço pode variar muito, dependendo do modelo da máscara e da região que for vendida. O valor pode começar a R$ 3,00 e variar até R$ 30,00 dependendo do local que será vendido.

Deixe um comentário